Infelizmente, o Brasil é um dos países que mais sofrem com acidentes de trabalho no mundo, vitimizando milhares de colaboradores todos os anos. O ramo da construção civil não está isento desse problema e, dessa forma, torna-se essencial destacar e discutir mais sobre a importância da segurança no canteiro de obras.
Primeiramente, procurar meios para garantir a segurança do trabalho jamais deve ser encarado pelo empregador como um custo ou gasto desnecessário. Isso porque o que está envolvido é a saúde dos colaboradores e, consequentemente, a qualidade do serviço que será executado.
Dessa forma, confira algumas medidas para garantir a segurança no canteiro de obras que preparamos!
Tanto os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) quanto os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são extremamente importantes para a realização da segurança dos colaboradores. Enquanto o EPI é utilizado para segurança de apenas um indivíduo, os EPCs são equipamentos e sistemas utilizados para proteger toda a equipe e terceiros que estão na obra. Exemplificando, é impossível imaginar um trabalhador que atua no canteiro de obras realizando tarefas sem o capacete des egurança.
Dica: Como desenvolver um perfil de liderança na construção civil?
Disponibilizar todos os EPIs e EPCs e em bom estado de conservação é obrigação de qualquer empregador, até mesmo porque é uma das medidas de segurança mais eficazes para se evitar acidentes de trabalho.
Durante uma construção, várias etapas estruturais são completadas, logo, é preciso que todas essas fases sejam pautadas de acordo com as normas técnicas vigentes. No Brasil é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta essas diretrizes, e por isso, é preciso assegurar em uma obra que desde a etapa da fundação até o método de estocagem de material sejam realizados de acordo com as normas regulamentadoras.
Não seguir o regimento, além de estar sujeito a pesadas multas trabalhistas, é sinônimo de trabalhar sob constante risco de acidente de trabalho, colocando em perigo a vida dos colaboradores e sujeitando-se a atrasos na entrega da obra.
Além de se preocupar com a aquisição dos EPIs, é preciso ficar atento também com a qualidade dos equipamentos que serão adquiridos. Não é raro encontrar no mercado equipamentos de proteção de má qualidade e que não tenham o certificado de aprovação.
Cabe destacar que EPIs ruins apresentam o mesmo potencial paracausar acidentes de trabalho do que a ausência deles. Portanto, é preciso atenção durante a compra e saber se a empresa revendedora tem credibilidade no mercado.
Não adianta seguir as normas regulamentadoras, disponibilizar EPIs de qualidade e não treinar a sua equipe. Treinamentos para a utilização correta de EPI, primeiros socorros e simulação de acidentes de trabalho devem estar presentes na rotina de qualquer construtora, seja ela de grande ou pequeno porte.
Desse modo, investir em consultorias e aperfeiçoamento profissional no campo da segurança do trabalho é uma ótima alternativa.
Por meio de medidas simples e totalmente acessíveis fica fácil perceber como alcançar a segurança no canteiro de obras. Dessa maneira, também fica clara a relevância em garantir essa segurança, essencialmente para reduzir o número de acidentes de trabalho e preservar a saúde dos colaboradores.
Gostou do conteúdo? Então inscreva-se em nossa newsletter!