Entre os vários desafios corriqueiros em um canteiro de obras, o armazenamento dos materiais de construção é um dos que merecem grande atenção. Afinal, caso ele seja feito da maneira errada, além de impedir o bom andamento da construção, há um sério risco de ocorrerem desperdícios, perdas e, consequentemente, prejuízos.
Mas essa não é uma tarefa fácil, pois cada material apresenta algumas particularidades em seu armazenamento. Além disso, é preciso pensar estrategicamente na logística do canteiro, já que, caso a estocagem seja feita em um local distante, ocorrerá perda de tempo devido ao excesso de movimentação dos trabalhadores.
Diante desse desafio, preparamos o conteúdo a seguir com algumas dicas úteis para armazenar corretamente os materiais de construção em um canteiro de obras. Boa leitura!
Quem trabalha na construção civil sabe o quanto é difícil conseguir manter uma obra dentro do prazo de conclusão. São tantos imprevistos que qualquer otimização feita pode economizar tempo e fazer uma grande diferença no final da empreitada.
Por isso, durante a etapa de preparação, é preciso pensar no melhor local para armazenar os materiais durantes as várias etapas da construção. Além de economizar tempo, esse cuidado ajuda a evitar o desperdício durante o transporte dos insumos.
De maneira geral, o armazenamento dos materiais de construção deve ocorrer em um local plano, que não seja muito úmido ou esteja próximo a fontes de calor. Entretanto, é preciso ficar atento às particularidades de cada insumo, pois nem sempre um mesmo lugar é apropriado para armazenar diferentes itens.
Enquanto existem insumos que são mais suscetíveis às intempéries e à umidade, a exemplo do cimento, há outros que não necessitam de muitos cuidados na armazenagem (como é observado nos tijolos cerâmicos). Apesar de serem frágeis, é possível estocá-los em um ambiente aberto, desde que sejam protegidos da chuva por uma lona.
Para garantir a qualidade de seus materiais, a maioria dos fabricantes expõe nas embalagens a forma correta de estocá-los e manuseá-los.
Isso garante a conservação das propriedades do insumo, já que a empresa deve se precaver quanto aos defeitos de fabricação, o que acarreta reposição sem custos adicionais à construtora.
Quer garantir qualidade e ainda economizar na sua obra? Clique aqui e descubra como economizar até 95% de argamassa!
O empilhamento é outro fator importante a ser considerado no armazenamento dos materiais de construção. Caso o procedimento seja feito de maneira errada e haja uma sobrecarga, podem ocorrer deformações capazes de prejudicar as propriedades físicas do insumo.
No caso dos tijolos, é recomendado armazená-los em pilhas com dez unidades de altura, quatro de largura e 50 de comprimento. Já os pacotes de cimento devem ser dispostos em montes de até dez sacos de altura, alternadamente em comprimento e no formato de cruz, para que fiquem mais estáveis.
Como foi possível perceber, para garantir a qualidade dos materiais de construção, é necessário providenciar armazenagem armazenamento correto. Para tanto, considere as características e a logística de uso de cada item.
E então, gostou de nossas dicas? Siga-nos nas redes sociais para acessar as últimas novidades em seu feed!