Instruções de uso - Antes da aplicação

ESTOCAGEM

Mantenha o produto armazenado em local seco, fresco e arejado. Empilhe no máximo 5 caixas

INDICAÇÃO

“A Massa Dundun é indicada para o assentamento de blocos e tijolos em alvenaria de vedação internas ou externas (SVVIE). Embora ensaios preliminares de resistência mecânica, compressão e estanqueidade apontam um desempenho adequado, o uso da Massa DunDun para alvenaria estrutural, deve ser fundamentada em análises realizadas pelo engenheiro responsável pelo projeto estrutural, uma vez que as normas brasileiras especificam somente o assentamento dos blocos com argamassa cimentícia e junta 1 cm.” Não recomendado para uso refratário.

BLOCOS

O uso da Massa DunDun é recomendado para os seguintes tipos de blocos: cerâmico furo horizontal, cerâmico furo vertical, maciço, blocos de concreto, blocos de concreto celular autoclavável, bloco solo cimento que atendam aos padrões de qualidade de programas setoriais (ABCP, PSQ, ANICER) e/ou normas técnicas específicas.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

  • Produto pronto para uso
  • Baixo VOC
  • Não contém cimento
  • Alta resistência a tração e compressão
  • Criação de película em climas frios e úmidos
  • Alto rendimento
  • Uso em alvenarias internas e externas

CARACTERÍSTICAS DA APLICAÇÃO

O produto pode ser aplicado com uma bisnaga em lona, com uma pistola aplicadora (ambas fornecidas pelo fabricante) ou diretamente da embalagem de 3kg. No caso da embalagem em sachê, insira a mesma dentro da pistola de aplicação, corte a ponta e use o aplicador normalmente.

PREPARAÇÃO

Para não comprometer a aderência, os tijolos/blocos devem estar limpos, livres de areia, graxa, óleos ou pó. A aplicação do produto, em peças levemente úmidas, aumentará o seu tempo de cura mas não prejudicará a sua adesão final. Não se recomenda a aplicação em peças completamente molhadas (saturadas) pois isso poderá afetar a adesão final do produto.

NIVELAMENTO

É necessário que a base esteja bem nivelada e no prumo antes da utilização do produto. Por essa razão, é recomendável que a primeira fiada seja sempre assentada com argamassa convencional, corrigindo quaisquer desníveis existentes no piso.

DOSAGEM

A aplicação deverá ser feita em dois cordões de argamassa, com aproximadamente 1cm de diâmetro cada, sobre uma das superfícies a serem unidas. Para a dosagem correta, é recomendável a utilização de um dos aplicadores fornecidos pelo fabricante.

DISTÂNCIA ENTRE OS BLOCOS

Não há necessidade de se “encabeçar” os tijolos ou blocos (aplicar o produto nas juntas verticais). Recomenda-se apenas que se deixe um espaço lateral de 1 a 3 mm entre os blocos para comportar dilatações térmicas e higroscópicas. Esse espaço será posteriormente preenchido pelo reboco da alvenaria.

NÍVEL E PRUMO

Caso a alvenaria comece a ficar fora de nivelamento ou prumo, no decorrer da aplicação, podem-se utilizar pequenos calços para fazer ajustes finos. Para maiores correções de prumo ou nivelamento, é recomendável o assentamento de uma fiada com argamassa convencional antes de prosseguir com a aplicação da Massa DunDun.

ENCUNHAMENTO

A fixação ou encunhamento da parede à laje ou viga superior deve ser feita conforme determinações das normas e boas práticas de mercado. Utilize, por exemplo, argamassa para encunhamento (argamassa resiliente).

ANCORAGEM

A ancoragem/fixação dos blocos/tijolos pode ser feita diretamente nos pilares ou colunas laterais com a Massa DunDun, desde que o espaço entre as partes seja inferior a 3mm em toda a área de contato entre os blocos e a coluna. Também podem ser utilizados certos tipos de telas ou fitas metálicas. Consulte o fabricante para mais informações.

ALTURA DE ASSENTAMENTO

A altura de alvenaria a ser levantada em um único dia depende do tipo e qualidade do bloco utilizado e deve ser avaliada pelo profissional responsável. Quando há indícios de chuva ou ventos fortes para às próximas 8 horas, recomenda-se uma altura moderada para evitar que a alvenaria saia de prumo ou alinhamento.

TEMPO EM ABERTO

Após a aplicação dos cordões de massa, é recomendável que os tijolos/blocos sejam assentados em até 10 minutos. O tempo máximo em aberto pode variar conforme condições climáticas, sendo menor em climas secos ou quentes e maior em climas frios ou úmidos.

TEMPO DE CURA

A secagem inicial do produto geralmente ocorre entre 6 e 12 horas e a resistência final é alcançada a partir de 72 horas em climas secos e quentes. No entanto, o tempo de secagem pode ser diferente conforme os tipos de blocos utilizados  e as condições climáticas. Em casos de umidade intensa, a cura do produto iniciará apenas após os blocos assentados secarem completamente.

RESISTÊNCIA INICIAL

O produto já apresenta resistência a intempéries após 8 horas, em clima seco. Em caso de chuva ou umidade intensa em menos de 8 horas após o assentamento, é recomendável cobrir ou escorar a alvenaria para que esta não saia do prumo.

AJUSTES APÓS A APLICAÇÃO

Caso haja a necessidade de remover tijolos ou blocos após o seu assentamento, é necessário retirar a massa que foi aplicada e refazer a aplicação. O deslocamento e reposicionamento de blocos/tijolos, sem uma nova aplicação do produto, resultará em problemas de adesão.

APÓS ABERTO

Após aberta, vede bem a embalagem plástica e utiliza o produto dentro de 30 dias. Cuidados com a pistola aplicadora:

  • O aplicador deve sempre ser abastecido pela frente e nunca pela parte detrás (onde se encontra o êmbolo e gatilho). Após a aplicação do produto, puxe o êmbolo alguns centímetros para trás, removendo a pressão antes de abrir a ponta do aplicador. Este procedimento evitará que o mecanismo de fechamento do bico suje desnecessariamente.
  • A limpeza do aplicador deve ser feita no mínimo uma vez ao dia (no fim do expediente), apenas com o uso de água e uma escova, se necessário. Se o interior do aplicador estiver sujo, é importante remover completamente a parte traseira do aplicador e limpar todos os componentes, princialmente o cano de PVC, por onde o êmbolo desliza.
  • Sempre que remover a parte traseira do aplicador certifique-se de que o parafuso de fixação do êmbolo, na haste de metal, esteja bem apertado antes de inseri-lo novamente, no cano de PVC.
  • Como qualquer outro equipamento com partes móveis, é necessária a lubrificação periódica do mecanismo que impulsiona o êmbolo do aplicador (com especial atenção à haste de metal) para evitar ferrugem e manter o gatilho com funcionamento leve.
  • Se bem cuidado e devidamente limpo, o aplicador terá uma longa vida.

RENDIMENTO

O rendimento da Massa DunDun é de aproximadamente 1,5kg de massa por m², em tijolos ou blocos com altura de 19cm. A produtividade de mão-de-obra pode aumentar em até três vezes, em comparação com a argamassa convencional. Dependendo dá prática e experiência da equipe e do tipo de bloco e aplicador utilizados, o rendimento pode variar consideravelmente.