dados técnicos

Base Química: Resina Acrílica;
Densidade: 1,85g/cm3;
Formação de Película: à partir de 10 minutos após a aplicação;
Temperatura de Serviço: 4oC – 40oC;
Resistência final: Após 72hs quando aplicada a blocos secos não expostos a chuva ou umidade excessiva; Cor: Cinza claro com consistência pastosa;

fornecimento

Sachê de 1,5kg l Bisnaga de 3kg l Saco de 10Kg

estocagem e conservação

– Validade: 01 ano após a data de fabricação para as embalagens de 3Kg e de 10Kg; – Validade de 06 meses para a embalagem de 1,5Kg;
– Armazenar em local seco, fresco e arejado;
– Empilhamento máximo: 05 caixas.
Após aberta a embalagem recomenda-se a utilização do produto em até 30 dias, conservando a embalagem selada após o uso.

indicação

– A Massa DunDun é indicada para a construção de paredes de alvenaria de vedação, podendo ser utilizada interna e externamente.
– A Massa DunDun é indicada para realização da ligação Pilar X Alvenaria.
A utilização da Massa DunDun no assentamento de blocos e tijolos não substitui a estrutura da edificação.

A Massa DunDun não é indicada para o uso em alvenaria estrutural.
A Massa DunDun não é indicada para o preenchimento de juntas superiores a 3mm nem para a realização do encunhamento.

blocos e tijolos

Recomendamos a utilização da Massa DunDun com blocos e tijolos que atendam aos requisitos de Norma Técnica ou que apresentem uma padronização dimensional, com tolerância igual ou inferior a 3mm.
Uso indicado em:
Blocos de concreto;
Blocos de concreto celular;
Blocos cerâmicos (Maciço, estrutural, de vedação, 6 furos, etc.).

condições do substrato

– Não deve aplicar a Massa DunDun sobre blocos ou tijolos saturados de água;
– A superfície dos blocos deve estar limpa, livre de pó, areia ou graxa.
A aplicação do produto em blocos umedecidos retardará a cura do produto. Não deve realizar a elevação da alvenaria sob a incidência de chuva ou ventos muito fortes.

base/nivelamento

A base sobre a qual será erguida a alvenaria deve estar nivelada e prumada. Recomenda-se que a primeira fiada seja assentada com argamassa tradicional para corrigir desníveis na base.

nivelamento
nivelamento

dosagem

A aplicação se deve realizar em dois cordões de Massa DunDun com cerca de 01cm de diâmetro sobre a superfície horizontal de assentamento, em uma aplicação contínua. A qualidade dos blocos e tijolos utilizados, assimcomoo seguimentodomanualdeaplicaçãonocanteirodeobrainfluenciamdiretamentenoconsumode material por m2.

dosagem
dosagem

consumo orientativo

Tijolos ou Blocos de Furo Horizontal e vertical e blocos maciços

Altura do bloco (cm) Consumo sem Ancoragem Consumo com Ancoragem
6 4,75kg/m2 5,25kg/m2
9 3,17kg/m2 3,67kg/m2
10 2,85kg/m2 3,35kg/m2
11,5 2,48kg/m2 3kg/m2
14 2,00kg/m2 2,50kg/m2
19 1,5kg/m2 2,00kg/m2
30 0,95kg/m2 1,45kg/m2

juntas

O desempenho das alvenarias assentadas com Massa DunDun estão testadas e aprovadas de acordo com a ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho. Esse sistema apresenta as seguintes características:
– Juntas Verticais não preenchidas, com espaçamento de 1 a 3mm entre um bloco e outro
-Juntas Horizontais assentadas com Massa DunDun, com espaçamento médio de 1 a 3mm.

distancia entre os blocos
distância entre os blocos

nível e prumo

– No caso de dificuldades na nivelação e prumada, durante a execução da alvenaria aceita-se a utilização de cunhas de suporte para ajustes menores ou iguais a 3mm;
– Não é aceitável ajustes de prumo e nível após 10 minutos da realização do assentamento. Caso esse ajuste seja necessário, recomenda-se que os blocos sejam sacados, limpos e novamente assentados com as correções necessárias.
– Para correções de nível e prumo superiores a 4mm, recomenda-se o assentamento de uma fiada com argamassa convencional para realizar os ajustes necessários.

nivel e prumo
nível e prumo

contato com a estrutura / ancoragem

– No caso de blocos de furo vertical, aplicar dois cordões de Massa DunDun na face vertical do bloco que será ancorado a estrutura, e ao assentá-lo, deve-se pressionar o bloco contra o pilar. A distância resultante máxima nessa união não deverá ultrapassar os 3mm, sob o risco de perda de aderência na área;
– No caso de tijolos de furo horizontal recomenda-se que os blocos sejam adequadamente cortados e utilizados de forma que os furos fiquem na vertical. Nesse caso, proceder como no item anterior;
Aceita-se que no caso de blocos de furo horizontal seja aplicada a Massa DunDun na extremidade a ser aderida a estrutura desde que esses blocos estejam em conformidade com as normas técnicas vigentes.

procedimento executivo

primeira fiada

– Executar a primeira fiada com argamassa convencional para ajustar prumo e nível da alvenaria.
– Não utilizar argamassa convencional na junta vertical (entre os blocos), respeitando o espaçamento máximo de 3mm entre um bloco e outro.

elevação

preparação

Massa DunDun 3kg: Abra-a cuidadosamente no local indicado com o auxílio de tesoura ou faca e o material estará pronto para ser aplicado.
Massa DunDun sachê de 1,5kg: Abra a embalagem 1cm abaixo do lacre, de modo que não se restrinja o fluxo através da abertura. Insira o sachê no tubo da pistola aplicadora, trave o bico com engate rápido e assim o material estará pronto para ser aplicado. Essa embalagem deve ser utilizada obrigatoriamente com a pistola aplicadora fornecida pelo Grupo FCC.
Massa DunDun 10kg: Abra a embalagem em uma das extremidades, transfira o conteúdo para dentro da bisnaga de lona DunDun e o material estará pronto para ser aplicado.

aplicação

A aplicação deve-se realizar em dois cordões de Massa DunDun com cerca de 01cm de diâmetro sobre a superfície horizontal de assentamento, em uma aplicação contínua. Realizar primeiramente os procedimentos de ancoragem, para depois fazer o assentamento do restante da fiada.

limpeza de equipamento

Lavar a pistola aplicadora ou a bisnaga de lona toda vez que as mesmas não forem utilizadas por períodos superiores há 15 minutos. Produto lavável com água enquanto no estado fresco.

encunhamento

A fixação ou encunhamento da parede à laje ou viga superior deve ser feita conforme determinações das normas e boas práticas de mercado. Utilize, por exemplo, argamassa para encunhamento.

encunhamento
encunhamento
ancoragem
ancoragem
cuidados com a pistola
cuidados com a pistola

altura de assentamento

A altura de alvenaria a ser levantada em um único dia dependerá do tipo e a qualidade do bloco utilizado e deve ser avaliada pelo profissional responsável. Quando há indícios de chuva ou ventos fortes para as próximas 8 horas, recomenda-se uma altura moderada para se evitar que a alvenaria saia de prumo ou alinhamento.

cura

– A Massa DunDun apresenta pega inicial à partir de 15 minutos, mas passa a apresentar o aspecto seco entre 6 e 12 horas. A cura total se da após 72hs do momento da aplicação em climas secos e quentes. No entanto esse tempo pode variar de acordo com as condições atmosféricas, o contato com água enquanto no estado fresco e as condições de umidade e absorção dos blocos utilizados.
– O produto apresenta resistência a intempéries após 8hs da aplicação. No caso de exposição à chuva e ventos intensos antes da completa cura do material, recomenda-se a utilização de escoras e/ou outros dispositivos de segurança para evitar a perda de prumo ou a queda da alvenaria.

• A execução da alvenaria construída com Massa DunDun deve observar as normas do setor e os fundamentos orientados pela engenharia civil. A margem de tolerância para certas falhas construtivas como, por exemplo, as que resultam em significativa deformação da estrutura, pode ser menor com o uso de juntas finas, como é o caso da Massa DunDun.
• Para alcançar os resultados desejados e evitar acidentes graves é necessário seguir corretamente estas instruções de uso.