Ensaios de Durabilidade

Envelhecimento acelerado através de câmara climática:
O C-UV é um laboratório de simulação da força de destruição da natureza, predizendo a durabilidade relativa dos materiais expostos às intempéries. Ele possui um processo de CONDENSAÇÃO com água POTÁVEL saturada de OXIGÊNIO, autogerado pelo sistema. A TEMPERATURA de exposição dos corpos de prova é automaticamente controlada, de acordo com os programas estabelecidos para ciclos UV/CONDENSAÇÃO. Em poucos dias ou semanas o C-UV pode produzir a degradação que ocorreria em meses ou anos. Nessa degradação observa-se os efeitos destrutivos do intemperismo: calcinação, perda de cor ou brilho, turvação, perda de opacidade e plasticidade, perda de aderência/resistência, aparecimento de trincas, bolhas, etc. O sistema está em conformidade as normas ASTM G-154, ABNT NBR 9512, ISO 4892, DIN, AATCC TM 186.

Resistência a ciclos de umedecimento e secagem:
Os ciclos de umedecimento e secagem consistem na imersão dos corpos de prova em água, até a completa saturação, e posterior secagem a temperatura ambiente ou em estufa à 40ºC. O objetivo é avaliar e comparar o comportamento da resistência de aderência do composto polimérico DunDun e da argamassa convencional cimentícia, após exposição a ciclos de umedecimento e secagem, sob condições climáticas padronizadas.

Resistência a ataques químicos:
Imersão de corpos de prova em soluções neutras, básicas e ácidas por um período de 07 dias. Após esse período as amostras são lavadas em água corrente e postas a secar durante 24hs, em estufa a 110ºC. Os corpos de prova foram moldados com o composto polimérico DunDun e aplicados diretamente de uma embalagem de 3kg, em um molde. Imediatamente após é coberto com pano úmido, durante 5 dias. Após esse período, as amostras são deixadas para secar a temperatura ambiente por 48h. O objetivo é avaliar a resistência a ataques químicos, através da simulação de condições adversas de aplicação, tais como, ambientes insalubres, exposição a gases ácidos e básicos e compatibilidade com ph das argamassas de revestimento.